Graça e paz para todos!

Sejam bem-vindos ao nosso blog. Aqui vocês terão um resumo do que é nossa comunidade cristã. Esperamos que gostem.

Não estamos neste mundo por acaso, todos temos uma missão a cumprir... Não tenhamos nossa vida por algo banal, ela é uma atitude de Deus à terra. Sinta-se importante por ter nascido da vontade de Deus, todos nós somos o sonho e realização de Deus. Tente descobrir seu papel neste mundo, seja qual for a área, porque Deus não nos fez sem propósitos, Ele planejou nossa vida e nos dá oportunidade todos os dias de compreendermos sua vontade em nosso viver. Procure-o, busque-o em orações, Ele orienta a todos que o buscam. Pense nisso e seja mais você.

SHALOM para todos. Amém!

º✿.。.: Fátima Fraga.:。✿*.º✿.。.: .

Acessos:

free counters

ESTE BLOG NO MUNDO

Locations of visitors to this page

quarta-feira, novembro 02, 2011

A origem do dia de finados



Dia de Finados (católico)
Tribuna de Petrópolis, RJ, Nov.2001.

O encontro da cultura cristã com a cultura celta deu origem à comemoração do Dia de Finados. Os celtas – povo que habitava a região da atual Irlanda – tinham no seu calendário a festa conhecida como Samhain. Nesse dia, os celtas acreditavam que os dois mundos – o dos vivos e o dos mortos – ficavam muito próximos e eles celebravam essa comunhão. 

Desde o século I, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. O abade Cluny, santo Odilon, em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. E os papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XI, o calendário litúrgico cristão incorporou o Dia de Finados, que deveria cair no dia 2 de novembro para não se sobrepor ao Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1º.  A primeira celebração do dia dos mortos pelos povos católicos foi feita pelos monges beneditinos de Cluny, na França.

Refletindo: 

Desejo que todos tenham um ótimo feriado. Pena que esse feriado está relacionado à pessoas que já morreram. Eu penso que as pessoas que amamos merecem ser homenageadas sim, mas não indo à cemitérios. Devemos homenagear nossos entes queridos tentando viver o que aprendemos com eles quando em vida, ou mesmo realizando alguma coisa boa, próspera em nome deles. Mas cada cabeça é um mundo. Um dia um jovem pediu ao seu mestre Jesus, que estava em missão na terra, para ir enterrar um parente juntamente com seus familiares, e sabe o que o mestre Jesus falou? Ele disse: "deixe que os mortos enterrem seus mortos."

Que possamos meditar nessa palavra, que não é criatividade minha, mas palavras do mestre dos mestres, Jesus Cristo. Portanto, se as pessoas querem comemorar um dia lindo como esse, como dia de finados, que o façam, mas nós, que conhecemos o pensamento de Deus sobre essa atitude, não iremos perder nosso tempo indo a cemitérios, lá não é o nosso lugar, é para a matéria daqueles que já contribuíram nesse mundo, onde o espírito agora encontra-se em outra dimensão espiritual. 

Eu sei, não é nada fácil pensar assim, até porque temos que ter fé para crer, para acreditar. Mas é assim que cremos e pensamos. Um abraço forte em todos os internautas que visitam nossa página. Feliz 4ª feira!

Shalom Adonai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário