Graça e paz para todos!

Sejam bem-vindos ao nosso blog. Aqui vocês terão um resumo do que é nossa comunidade cristã. Esperamos que gostem.

Não estamos neste mundo por acaso, todos temos uma missão a cumprir... Não tenhamos nossa vida por algo banal, ela é uma atitude de Deus à terra. Sinta-se importante por ter nascido da vontade de Deus, todos nós somos o sonho e realização de Deus. Tente descobrir seu papel neste mundo, seja qual for a área, porque Deus não nos fez sem propósitos, Ele planejou nossa vida e nos dá oportunidade todos os dias de compreendermos sua vontade em nosso viver. Procure-o, busque-o em orações, Ele orienta a todos que o buscam. Pense nisso e seja mais você.

SHALOM para todos. Amém!

º✿.。.: Fátima Fraga.:。✿*.º✿.。.: .

Acessos:

free counters

ESTE BLOG NO MUNDO

Locations of visitors to this page

domingo, fevereiro 12, 2006

Localizacao de Nosso Templo




Nosso templo fica localizado próximo ao forte de Pau Amarelo,apenas ,patrimônio cultural de nosso Estado e nação. Esperamos que você possa conhece-lo pessoalmente e em seqüência conhecer também nosso templo.

Historia:

O Forte de Pau Amarelo localiza-se a de 16 km ao norte de Olinda e junto a Praia de Pau Amarelo. “Possui as seguintes coordenadas Latitude: 007 a 54’ 36,8” Sul e Longitude: 034 a 49' 22,2" Oeste.

A Enseada de Pau Amarelo, localizada ao norte de Olinda, em razão de sua capacidade de desembarque, inspirava cuidados pelo menos desde o inicio do século XVII. Quando Governador (1620-26), Matias de Albuquerque buscou instalar no local uma bateria. Abandonada e desarmada, não pode ele contar com aquela bateria para se opor ao desembarque holandês que ali ocorreu em 1630.

Mesmo apos a Restauração, inúmeras foram as solicitações para construção de uma estrutura defensiva capaz de guarnecer aquele trecho da costa. Entretanto, apenas em 1703, através de carta regia, foi determinada a construção de um forte naquela enseada. Para tanto, foram definidos os fundos a serem utilizados, tudo oriundo da própria capitania. Junto com a carta vieram também as plantas e as notas referentes a fortificação a ser construída, elaboradas em Portugal, por Francisco Pimentel. Sabia-se que tais plantas poderiam vir a ser modificadas, de modo a melhor se acomodarem ao terreno, a critério do Sargento-Mor, engenheiros, de Pernambuco.

Mas cogitava-se, sobretudo da possibilidade de construir a fortificação sobre os arrecifes da barra do Pau Amarelo, e no na praia. Era uma proposta apresentada por D. Fernando Martins Mascarenhas de Lencastre, considerando que, mais próximo a barra e as barretas, a artilharia do forte atuaria em melhores condições. Construir o forte na laje, era apenas uma proposta a ser considerada, não uma determinação. A construção do forte, era a determinação.

Mas nem tão cedo a determinação foi cumprida. O inicio das obras remonta ao ano de 1729 (ou 1719, para alguns autores), tendo-se trabalhado nelas ate 1738. Apesar do longo período em obras, o conjunto não foi concluído. Em 1745, uma noticia da fortificação dava conta de que apenas uma parte fora edificada: uma bateria e dois meio baluartes alem de uma outra muralha de bateria, que servia para dar sustentação ao terrapleno, ainda não concluído. Os quartéis, cobertos de palha, abrigavam o corpo da guarda, a cozinha, o paiol, e o deposito de apetrechos de guerra. Naquela ocasião, o forte montava 4 pecas de artilharia, e dispunha de um condestável com uma guarnição de 5 soldados fuzileiros e 2 artilheiros.

Mesmo em 1762 as obras projetadas ainda não haviam sido concluídas. Uma planta datada daquele ano traz, em sua legenda, informações relativas as condições do forte aquela época: o revelim não fora construído e o fosso não fora aberto. As obras são reiniciadas, e uma planta do ano seguinte (1763) mostra o quanto do fosso já fora concluído e o que restava por fazer.

Mais uma vez as obras não foram concluídas. Em 1808, volta-se a projetar a conclusão do Forte de Pau Amarelo (ou a sua reconstrução), e uma nova planta e enviada a Portugal, sem que contudo fossem tomadas providencias.

Apesar de não ter sido concluído na integra, o forte continuava ocupado, artilhado.

Em 1801, em Pau Amarelo, estavam montadas 12 pecas de calibre 10 a 40 e em 1817, a sua artilharia constava de 3 pecas de bronze e 24 de ferro, com uma guarnição de 14 praças, sob o comando de um tenente.

Segundo uma descrição feita pelo Major Salvador Coelho de Drumond e Albuquerque, em 1866, o forte era constituído por uma muralha e duas guaritas voltadas para o mar. Sobre o terrapleno, calcado em cantaria, haviam 9 banquetas e 6 canhoneiras, estando as 8 pecas de artilharia que se encontravam no forte, quase todas desmontadas. Os quartéis, calabouço, paiol abobadado e casas para o comando e a arrecadação, assim como sua capela se encontravam em bom estado.

Desarmado e abandonado, o forte entrou em processo de arruinamento. Em 1973, foi restaurado pelo DPHAN (IPHAN, atualmente) em ação conjunta com o Exercito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário