Graça e paz para todos!

Sejam bem-vindos ao nosso blog. Aqui vocês terão um resumo do que é nossa comunidade cristã. Esperamos que gostem.

Não estamos neste mundo por acaso, todos temos uma missão a cumprir... Não tenhamos nossa vida por algo banal, ela é uma atitude de Deus à terra. Sinta-se importante por ter nascido da vontade de Deus, todos nós somos o sonho e realização de Deus. Tente descobrir seu papel neste mundo, seja qual for a área, porque Deus não nos fez sem propósitos, Ele planejou nossa vida e nos dá oportunidade todos os dias de compreendermos sua vontade em nosso viver. Procure-o, busque-o em orações, Ele orienta a todos que o buscam. Pense nisso e seja mais você.

SHALOM para todos. Amém!

º✿.。.: Fátima Fraga.:。✿*.º✿.。.: .

Acessos:

free counters

ESTE BLOG NO MUNDO

Locations of visitors to this page

domingo, março 19, 2006

O PROPÓSITO DE DEUS PARA VOCÊ


Estava procurando artigos evangelicos na net e encontrei esse maravilhoso. Espero que possam desfrutar dessas palavras, vivendo-as a cada instante. Um forte abraco!


Fatima Fraga



By Ap. Jota Moura

E sabemos que todas as coisas cooperam juntamente para o bem daqueles queamam a Deus, daqueles que são chamados segundo seu propósito.” (Rm 8.28)


Ao confessarmos Jesus Cristo como o Senhor de nossas vidas (Rm 10.9-10), somos batizados (At 2.38) e começamos uma nova vida (2 Co 5.17). Entramos pela porta (Jo 10.10) e começamos a percorrer o caminho (Jo 14.6). Agora somos discípulos de Cristo (Jo 13.35). Porém, a coisa mais importante de um caminho é o seu destino, ou seja, para onde nos dirigimos. Assim também, na vida de um discípulo, há um alvo. É de fundamental importância que saibamos muito claramente, desde o princípio, qual o propósito de Deus para as nossas vidas e façamos disso a nossa meta. Muitos cristãos vivem desorientados durante anos, por não haverem descoberto uma definição do propósito de Deus para suas vidas; não têm um alvo a chegar, e crêem, equivocadamente, que o alvo de sua vida cristã é meramente chegar ao céu (Ef 4.13-15). Cada aspecto da vida de um discípulo deve estar compreendida nesta meta e orientado para ela - a família, o trabalho, o estudo, o dinheiro, os bens, o tempo, as decisões, os ideais, a vida. Tudo se concentra para a grande intenção da vida que é: CHEGAR AO ALVO! Há algumas coisas essenciais de que devemos tratar nesta mensagem:

1. CONHECENDO O PROPÓSITO
1) Há um alvo para o discípulo de Cristo - Deus tem um propósito para nossas vidas. Em Fp 3.12-14, Paulo diz: "Prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus"... "Prossigo para o alvo... Da vocação celestial em Cristo Jesus". Deus me chamou com um propósito. Devo conhecer Seu propósito e fazer dele o alvo de minha vida. Aquele que responde ao supremo chamado fará do propósito de Deus o alvo de sua vida.
2) O propósito eterno de Deus é ter uma familia de filhos semelhantes a Seu Filho, Jesus Cristo - Efesios 1.5 diz: "predestinados para a adoção de filhos..." e Romanos 8.29 diz: "predestinados para serem conforme a imagem do Seu Filho". Hebreus 2.10 fala de Jesus "conduzindo muitos filhos a glória".
3) Predestinar significa dar um destino de antemão. Antes da fundação do mundo, Deus se propôs em si mesmo ter muitos filhos semelhantes ao Seu Filho Jesus. Deus quis segundo Seu beneplácito, segundo o puro afeto de Sua vontade, criar-nos para sermos incluídos no círculo de sua comunhão íntima com Jesus, para fazer-nos participantes de Sua Glória e das inescrutáveis riquezas de Sua herança. Segundo o propósito de Sua vontade, quis que sejamos conforme a imagem de Seu Filho. Por Seu grande amor, antes de criar-nos, nos destinou a sermos como é o Seu Filho Jesus, para participarmos de tudo que é Seu e para gozarmos da mesma relação que Deus e Jesus possuem. Tudo isso para louvor de Sua glória.

2.DESENVOLVENDO O PROPÓSITO
1) A criação aponta para o propósito de Deus - segundo Gn 1.26, Deus criou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança, para que eles, multiplicando-se, formassem um numeroso povo de homens e mulheres feitos conforme a imagem de Deus formando uma família eterna com a qual realizaria Seus planos futuros.
2) O pecado foi um desvio do propósito - Satanás não quer que o propósito de Deus se cumpra, por isso incita o ser humano à rebelião. Este peca, perde a imagem de Deus e é expulso de Sua presença, perdendo a comunhão com Deus (Rm 5.12).
3) A salvação não é o fim do propósito - mas o grande meio pelo qual é corrigido o desvio provocado pelo pecado. A salvação não é para meramente nos salvar do inferno, e sim, para que atinjamos o propósito de Deus (ver diferença entre Unigênito - Jo 3.16 e Primogênito - Ap 1.5)
4) O propósito final de Deus é ser acima de tudo Pai - Resumindo: Vemos que Deus nos criou e nos salvou para o mesmo fim, alvo e propósito, o qual é "Sermos perfeitos como Deus".(GI 4, 6, 7,19; Mt 5.48; Hb 5.13; 6.1): DEUS quer ser Pai de muitos filhos; JESUS é o primogênito entre muitos irmãos; ESPIRITO SANTO é o testificador da nossa filiação divina. HUMANIDADE feita de filhos de Deus e irmãos de Cristo, à Sua imagem e semelhança.

3.ALCANÇANDO O PROPÓSITO
Desde o momento em que Deus propôs criar o ser humano, Seu desejo foi que ele fosse semelhante ao próprio Criador. Ou seja, Deus pôs algo no ser humano que é semelhante a certas qualidades e atributos que se encontram n'Ele mesmo. Há muitos textos bíblicos que aludem a esta semelhança - (Gn 1.26-27; Rm 8.2829; 1 Co 11.7; 2 Co 3.18; CI 3.10; Tg 3.9; 2 Pd 1.4 - "Vós sois deuses!"). Basicamente se entende em três sentidos a semelhança que o ser humano tem com Deus:
1) Em sua responsabilidade moral - isto significa que o ser humano é responsável por suas palavras, por seus atos, por seus pensamentos. Deus é um ser moral. Exerce um governo moral. Ele é o responsável por todos os seus atos e dotou o ser humano com poder intelectual, afeto natural e liberdade moral. É da responsabilidade do ser humano desenvolver sua vida, com domínio próprio, na vontade de Deus, com conhecimento da verdade, com justiça, com santidade (CI 3.10; Ef 4.2).
2) Em sua natureza espiritual - como Deus tem uma natureza espiritual, para que haja comunhão efetiva entre o ser humano e Deus. Não podemos conhecer ou perceber a Deus por meio de nossos cinco sentidos físicos, nem pelo uso de nosso raciocínio, senão por meio de sua revelação ao nosso espírito (1 Co 2.10-16; Rm 8.16; Jo 3.2-8; Pv 20.27).
3) No exercício da autoridade - Deus é soberano sobre toda Sua criação e exerce plena autoridade. Ao criar o ser humano deu-Ihe autoridade (delegada, não própria), sobre certas áreas específicas da criação terrena. O ser humano tem de colocar-se corretamente sob a autoridade de Deus para exercer eficazmente sua autoridade sobre a esfera de sua responsabilidade (Gn 1.26; SI 8.5; Lc 7.8; 9.12). Por seu pecado e rebelião o ser humano perdeu a imagem e semelhança com Deus (embora Ihe perdure alguns vestígios desta semelhança). Deus se fez humano na pessoa de Jesus Cristo. Jesus é a imagem do Deus invisível (CI 1.15). Deus se propõe transformar o ser humano à imagem de Cristo para restaurar assim a imagem perdida de Deus (Rm 8.29). Quando alguém se arrepende e se rende ao Senhor Jesus, nasce de novo na família de Deus e começa a adquirir outra vez esta formosa semelhança, à qual se irá desenvolver por meio da fé e obediência ao Senhor (CI 1.26-28 - "O mistério dos séculos").

4. RESTAURAÇÃO DO PROPÓSITO ORIGINAL
1) Deus quer que na vida terrena sejamos e vivamos como Seu Filho Jesus - (1 Jo 2.6, 3.2, 3, 4.17, 1 Pd 2.21): * Sermos mansos e humildes como Jesus - Mt 11.29; Nm 12.3 (manso sob autoridade); * Amarmos como Jesus amou - Jo 13.34, 35; * Perdoarmos como Jesus perdoou - CI 3- 13; * Servirmos aos outros como Jesus serviu - Jo 13. 14-15; * Sermos santos como Jesus - 1 Pe 1.15-15; * Em tudo agradarmos ao Pai como Jesus - Jo 17.18; * Em todos os demais aspectos da vida, sermos como Jesus.
2) Deus já proveu todos os meios necessários - para que se chegue ao propósito que Ele tem para nós. Como Deus não brinca conosco e se propôs transformar-nos à imagem de Seu Filho. Podemos estar seguros que Ele nos tem outorgado a graça, o poder e os recursos que se acham na pessoa de Jesus (Ef 1.3; Rm 8.32; 2 Pe 1.3-4). Todas estas graças nos são dadas em virtude de nossa união com Cristo (1 Co 6.17; GI 3.27). Ao nos unirmos ao Senhor fomos feitos um espírito com Ele, participantes de Cristo em Sua plenitude. Vejamos alguns aspectos desta tremenda verdade: * Somos participantes de Sua ressurreição - Ef 2. 5-6; CI 3.1; * Somos participantes de Sua exaltação - Ef 2.6; CI 3.3; * Ele pôs em nós Seu Espírito Santo - Rm 8.9-11; * Somos participantes de Sua natureza divina - 2 Pd 1.3-4; * Fomos feitos filhos de Deus - Jo 1.12; Rm 8.15- 16; * Fêz-nos sacerdotes com acesso ao Pai - Ap 1.6; 1 Pe 2.5-9; * Fêz-nos herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo - Rm 8.17; * Fêz-nos participantes de Seus ministérios - Jo 20.21; * Fêz-nos vencedores para assentar-nos no trono com Ele - Ap 1.6; 3.21. Para sermos participantes de Cristo temos uma nova vida e começamos ter o caráter de Cristo. Agora temos uma nova mente e um novo espírito.
3) Vivemos e atuamos com a mente e o espírito de Cristo - Como vive e atua aquele que sabe que sua vocação é ser como Jesus? * Pensa e atua como pensava e atuava Jesus, porque à semelhança dele, tem um só objetivo na vida: "os negócios do Pai... " * Vê as pessoas que o rodeiam, desorientadas e perdidas "como ovelhas sem pastor..." (Mt 9.36). *Começa a ver agora com os olhos de Jesus. * Tem paixão e sacrifica-se para salvar os perdidos e pastoreá-Ios (FI 3.10; CI 1.24). * Começa agora a participar dos sofrimentos de Jesus. À semelhança de Jesus faz disto o objetivo e razão de sua vida terrena (Mt 6.33; Mc 8.35; FI 3.7-14). Começa a ministrar aos outros como Jesus.
4) Reprodução espiritual - um dos instrumentos mais poderosos para formar discípulos à imagem de Jesus é a paixão com que eles procuram formar outros a esta mesma imagem
5) Deus quer ter muitos filhos - A meta de vida de cada discípulo é ser conforme à imagem de Cristo. Porém a meta de Deus o Pai é ter muitos filhos semelhantes ao Seu primogênito Filho Jesus: “Primogênito entre muitos irmãos" - Rm. 8.29; "Havendo levado muitos filhos à glória" - Hb. 2.10.
6) Procedência dos Novos Filhos de Deus - Temos que buscá-los dos perdidos que estão no mundo (Lc 19.10). De nossas relações sociais, parentes e amizades. Deus quer que todos os seres humanos sejam salvos e sejam conforme à imagem de Seu Filho Jesus (1 Tm 2.4; Mt 28.19-20; Mc 16.1516). "Os negócios de nosso Pai", consistem em que Seu propósito se realize. Fazer dos "negócios do Pai" o objetivo de nossa vida terrena, significa entregarmos totalmente nossa vida à realização de Seu propósito. Isto é justamente o negarmos a nós mesmos e buscarmos primeiramente o Reino e Sua Justiça (Mt 6.33). Significa nos entregarmos à: * Busca da conversão dos pecadores "por palavras e por obras" (Rm 15.19-20). * Discipular os novos convertidos para que sejam conforme à imagem de Jesus (l Co 11.1). * Edificar o Corpo de Cristo pela unidade da Igreja (Ef 4.10-12). * Servir no Ministério "Conforme o dom de Cristo" (1 Pd 4.8-11).

5.CONSUMAÇÃO DO PROPÓSITO
1) Inclui a Redenção dos nossos corpos - No pleroma da volta de Cristo à terra, nossos corpos serão transformados à semelhança de Seu corpo glorificado (1 Co 15. 50-54; Rm 8.17; 1 Jo 3. 4). Então seremos Plenamente como Ele é...
2) Deus está pronto para fazer-nos santos e irrepreensíveis em Cristo- De nossa parte tem que haver uma disponibilidade total, uma entrega, um quebrantamento contínuo. Deus não pode operar a Sua santidade em nós, enquanto nosso eu deseja permanecer intocado.
3) Não basta, porém, uma abertura esporádica, quando estamos com vontade de orar. Deus espera uma atitude permanente de submissão, de rendição, afim de que, encontre campo aberto à obra do Seu Santo Espírito. O Senhor mesmo está disposto a ajudar-nos nisso. Confiemos inteiramente n'Ele, entregando-nos ao Seu propósito eterno. Assim, “seremos transformados de glória em glória”. Até que Ele venha! Amém.

3 comentários:

  1. Preciosa é isso mesmo Vivendo para o proposito eterno do Pai, prosseguamos para o Alvo...

    ResponderExcluir
  2. Muito bonita a mensagem e uma lição de vida tb...que Deus abençõe a cada vez mais a vida do pastor e da irmã assim como vem abençoar a minha tb....fica na paz do senhor

    ResponderExcluir
  3. Muito boa e clara esta materia!!!!Obrigada meu Senhor por me ajudar a achar este site!!!!

    ResponderExcluir